Fisiologia
Fisiologia
• Respiração: é dividida em três funções principais: ventilação, difusão e transporte.
o Ventilação pulmonar: é o influxo e o efluxo de ar entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares.Ocorre principalmente (condições normais) movimentação de subida e descida do diafragma para aumentar ou diminuir a cavidade torácica.
▪ Pressão pleural: pressão pleural refere-se à pressão existente no estreito espaço entre a pleura pulmonar e a pleura da parede torácica. No início da inspiração, a pressão pleural normal é de aproximadamente -5 cm de água. A seguir, durante a inspiração normal, a expansão da caixa torácica traciona a superfície dos pulmões com maior força e cria pressão ainda mais negativa, atingindo valor médio de cerca de -7,5 cm de água. A seguir, durante a expiração, esses eventos são essencialmente invertidos.
▪ Pressão alveolar: A pressão alveolar refere-se à pressão existente no interior dos alvéolos pulmonares. Quando não ocorre fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões, as pressões em todas as partes da árvore respiratória, ao longo dos alvéolos, são exatamente iguais àpressão atmosférica, considerada como 0 centímetro de água. Para provocar a entrada de ar durante a inspiração, a pressão nos alvéolos deve cair para um valor ligeiramente inferior à pressão atmosférica,a pressão alveolar cai para cerca de menos 1 cm de água durante a inspiração normal. Essa pressão negativa muito pequena é, entretanto, suficiente para determinar a entrada de ar nos pulmões nos 2 segundos necessários para a inspiração. Durante a expiração, ocorrem eventos opostos: a pressão alveolar se eleva para cerca de +1 cm de água, forçando a saída de ar inspirado dos pulmões durante os 2 a 3 segundosda expiração.
▪ Inspiração: o diafragma se contrai puxando as superfícies inferiores dos pulmões para baixo, com isso a pressão interna diminui e o ar entra, é ativa.