fisiologia e morfologia dos mamíferos
Todos os mamíferos, inclusive os aquáticos, respiram através dos pulmões. Por possuírem a cavidade nasal separada da cavidade bucal, eles conseguem respirar enquanto mastigam. Os pulmões dos mamíferos são constituídos por milhares de alvéolos pulmonares que são repletos de capilares sanguíneos, o que aumenta a superfície de absorção do oxigênio.
O coração dos mamíferos é composto por quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos) e a circulação é dupla (passa duas vezes pelo coração) e completa (sangue venoso não se mistura com sangue arterial). As hemácias dos mamíferos são anucleadas, isto é, não possuem núcleo.
Os mamíferos excretam as substâncias indesejáveis presentes em seu organismo através de um par de rins, que elimina a urina e remove do sangue a ureia. É importante lembrar que os mamíferos equidna e ornitorrinco são os únicos que possuem cloaca, e nela desembocam o sistema urinário e o sistema reprodutor.
O sistema nervoso dos mamíferos é composto por doze pares de nervos cranianos, sendo o mais desenvolvido dentre os animais. O sistema sensorial dos mamíferos também é muito desenvolvido, mas o desenvolvimento dos órgãos dos sentidos varia de acordo com o modo de vida de cada espécie.
Os mamíferos são