Fisiologia e biofisica
[pic]
Imagem Livro: Histologia Humana - Segunda Edição.
Células Gonadotróficos.
Constitui cerca de 10% das células da hipófise anterior, as gonadotróficas estão distribuídas como células isoladas ou em pequenos grupos por toda glândula. Tanto FSH como LH podem ser evidenciados no interior da mesma célula.
Ultra - estruturalmente, os grânulos têm 150-400 nm de diâmetro.
Gonadotrofinas ou gonadotropinas são hormônios secretados pelas células gonadotróficas da glândula pituitária de vertebrados.
São dois os hormônios gonadotróficos: FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante).
O FSH é uma glicoproteína que regula o crescimento, desenvolvimento, puberdade, reprodução e secreção de hormônios. O FSH é secretado pela glândula pituitária anterior.
Síntese e Secreção
A produção de FSH é estimulada pelo hormônio liberados das ganadotropinas (GnRH) ou hormônio liberador do hormônio luteinizante (LHRH), na região pré-optica do hipotálamo.
Essa secreção ocorre aos pulsos tanto de LH ou FSH.
O que pode afetar estes hormônios é: Dopamina e endorfina que diminuem a liberação de GnRH E LH e ferormônios que também influenciam a secreção de GnRH.
A produção pulsátil de FSH é sincronizada com a de LH. Na ausência de LH, a produção de FSH cessa imediatamente. Quanto mais LH e produzido, mais FSH e secretado. A flutuação dos níveis reflete a produção dos níveis de testosterona, que também são produzidos em pulsos.
As células granulosas dos ovários e as células de Sertolli nos testículos possuem receptores específicos para o FSH, que circula na corrente sanguínea independente das proteínas. Na primeira fase o ciclo menstrual, o FSH e LH se encontram em maior quantidade na corrente sanguínea, além de apresentar picos altos do dia da ovulação e dias próximos a ela.
Função
Quando o FSH se liga aos receptores das células de Sertolli granulosas dos ovários, ele estimula elas produzirem