Estudo Dirigido - Fisiologia e Biofísica I
Disciplina: Fisiologia Humana e Biofísica I
1) Por que a parede do ventrículo esquerdo é muito mais espessa que a parede do ventrículo direito?
Porque é no ventrículo esquerdo que há o movimento de sístole que proporciona a destinação do sangue arterial para a grande circulação sanguínea e este movimento de sístole é muito forte para bombear o sangue. Esta força de sístole também provoca o retorno do sangue venoso ao átrio direito (cavidade anterior por onde entra ao coração o sangue venoso para que este vá ao ventrículo direito), por força da pressão sanguínea nos vasos . Como o coração é um músculo, todo músculo se desenvolve com exercício e o exercício do coração é este movimento de sístole. Como este movimento ocorre com maior intensidade no ventrículo esquerdo que no direito, o lado esquerdo é mais desenvolvido em suas paredes.
2) O que se espera quando o marcapasso cardíaco (nodo sinoatrial) de um mamífero for experimentalmente destruído?
Quando isto acontece, o coração bate mais lentamente, o que resulta em bradicardias ou batimentos lentos do coração, que podem ser acompanhados também de desmaios, tonturas e/ou cansaço.
3) Explique o ciclo cardíaco.
O ciclo cardíaco é uma das maravilhas da natureza. Para entender a sincronia que rege este fenômeno, antes é preciso descrever os dois fenômenos que acontecem durante o batimento cardíaco. O primeiro é um potencial elétrico que é gerado pelo nodo sino-atrial e o segundo é o potencial mecânico gerado pela contração ordenada do miocárdio. No primeiro evento ocorre um disparo de atividade elétrica que rapidamente se dissipa por cada célula miocárdica, o segundo evento é a resposta do conjunto de células miocárdicas que produz a contração e por conseguinte o movimento de sangue dentro de cada câmara cardíaca.
O ciclo cardíaco é composto por dois eventos: a diástole e a sístole.
A diástole é o enchimento das câmaras cardíacas com o volume de sangue.
A sístole é a expulsão