fisiologia receptores
São proteínas integrais da membrana que possuem como função principal selecionar as substancia que penetram na célula. Reconhecimento de um sinal químico e enviar uma resposta além de possuir uma alta especificidade ao material a ser internalizado. Os mensageiros químicos influenciam o metabolismo, multiplicação, secreção, fagocitose, produção de anticorpos, contração e muitas outras atividades celulares.
A sinalização celular e feita por grande variedade de moléculas, que são denominadas como ligantes.
Hormônios que sao secretadas pelas glândulas endócrinas.
Os hormônios são lançados no espaço extracelular, penetram nos capilares sanguíneos e se distribuem por todo o corpo, indo atuar a distancia nas chamadas células ALVO.
Secreção de substancias que vão atuar nas células vizinhas, sendo logo inativados ou retidos no local da produção. Este modo de comunicação chama-se comunicação parácrina, os sinais químicos atuam apenas alguns centímetros do local onde foram produzidos.
Receptores ionotrópicos e metabotrópicos
Uma vez liberados, os neurotransmissores devem ser reconhecidos por receptores específicos, que norteiam suas ações nas células pós-sinápticas. Também podem ser encontrados receptores pré-sinápticos, com função principal de regular a secreção do neurotransmissor. São identificadas duas grandes categorias de receptores: ionotrópicos (neurotransmissores de ação direta) e metabotrópicos (neurotransmissores de ação indireta).
Os receptores ionotrópicos estão relacionados a alterações nos canais iônicos e seus neurotransmissores ligam-se diretamente à proteínas receptoras integradas aos canais citados, gerando modificações na configuração destas e consequente abertura ou fechamento do canal. Essa interação caracterizará uma alteração rápida e de duração reduzida no potencial de membrana da célula pós-sináptica.
O potencial pós-sináptico pode ser excitatório (PEPS), ocorrendo quanto os íons se