FISIOLOGIA HUMANA
Revista PESQUISA
Brasileira
de Enfermagem
REBEn
Características, frequência e fatores presentes na ocorrência de lesão de mamilos em nutrizes •
1. INTRODUÇÃO
•
O aleitamento materno exclusivo até 6 meses de vida da criança ainda não é uma prática consolidada na nossa sociedade, tornando-se o seu incentivo alvo de programas nacionais e tema para pesquisadores das mais diversas áreas, interessados em compreender partes deste processo que se apresenta de forma tão complexa para o ser humano.Em recente pesquisa do
Ministério da Saúde, se observou em todas as capitais brasileiras,queda acentuada da prevalência de aleitamento materno exclusivo, de acordo com a idade da criança.
•
•
Dentre os fatores que contribuem para o desmame precoce, encontra-se a lesão de mamilo, que, sendo um elemento causador de dor e sofrimento, interfere na sensação de prazer e satisfação da mulher que amamenta, constituindo-se em uma das justificativas para a interrupção do aleitamento, dependendo da forma como ela enfrenta esta situação(4,5). A lesão de mamilo induzida pela amamentação tem particularidades únicas, pois é potencialmente recorrente, causando distúrbios intermitentes para o tecido cutâneo, com subseqüente redução da taxa de epitelização e demora na cicatrização, quando comparado a outros tipos de lesões(6).
•
Dentre as abordagens que visam contribuir para a profilaxia das lesões do mamilo, há o consenso entre os autores quanto ao estímulo da sucção correta do RN ao seio materno. Acrescentando o posicionamento adequado do RN em relação à mãe e mama, a pega correta em região de mamilo e aréola, que deve estar macia e flexível e a retirada adequada do RN do seio ao término da mamada(14,15).
•
2. OBJETIVOS
•
- verificar a ocorrência das lesões de papila mamária, segundo características de nascimento do RN e características pessoais, anatômicas e obstétricas da puérpera;
- caracterizar o padrão de sucção dos RN, cujas mães apresentam lesão de mamilo;