Fisiologia humana
Nutrição é o conjunto de processos que abrange a ingestão do alimento, digestão e absorção dos nutrientes nele contido.
A dieta de um humano deve contar carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais, vitaminas e água.
Os glicídios e lipídios (gorduras e óleos) tem como função fornecer energia às células. As proteínas** fornecem aminoácidos para o corpo poder formar suas próprias proteínas. As vitaminas servem para nos manter saudáveis e nosso corpo é incapaz de produzi-las, elas auxiliam em reações químicas. O sais minerais são responsáveis por fornecer elementos químicos importantes. A água é o fator mais importante, pois todas as reações químicas ocorrem no meio aquoso das células e a água também participa como reagente de muitas reações do corpo humano.
**as proteínas são macromoléculas formadas por aminoácidos. Nosso corpo precisa de 20 AAs diferentes, não sendo capaz de produzir 8 deles. Esses aminoácidos não produzidos são chamados de “aminoácidos essenciais” e são obtidos pela alimentação.
As moléculas orgânicas obtidas pelo nosso corpo, são convertidas em glicose, depois é glicogênio e são armazenadas nos músculos e no fígado. O glicogênio em excesso é transformado em gordura e armazenado no tecido adiposo.
O glicogênio armazenado no fígado é transformado novamente em glicose e usado na respiração celular, sendo convertido depois em gás carbônico e água.
Caso o glicogênio esgote, o organismo utiliza o glicogênio que foi acumulado em forma de gordura no tecido adiposo.
SISTEMA DIGESTÓRIO
Boca:
Dentes- servem para mastigar (triturar) e para articular o som.
Língua- servem para articular o som, misturar o alimento a saliva e é o órgão que dá o sentido do paladar.
Glândulas salivares (parótidas, sublinguais, submaxilar)- servem para umidecer o alimento, lubricar e ajudar na digestão e iniciar a digestão do amido.
Assim que o alimento entra na boca, ele já começa a ser digerido pela amilase salivar, uma enzima presente na