Animais peçonhentos
Acidente botrópico (causado por serpentes do grupo das jararacas): dor e inchaço no local da picada, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento pelos orifícios da picada; sangramentos em gengivas, pele e urina. Pode evoluir com complicações como infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.
Acidente laquético (causado por surucucu): quadro semelhante ao acidente botrópico, acompanhado de vômitos, diarreia e queda da pressão arterial.
Acidente crotálico (causado por cascavel): no local sensação de formigamento, sem lesão evidente; dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento, visão turva ou dupla, dores musculares generalizadas e urina escura.
Acidente elapídico (causado por coral verdadeira): no local da picada não se observa alteração importante; as manifestações do envenenamento caracterizam-se
Como prevenir:
Antes de mais nada é importante saber que, conforme disposto na Norma Regulamentadora Rural nº4,aprovada através da Portaria n°- 3.06, de 12/4/1988, do Ministério do Trabalho, os proprietários rurais são obrigados a fornecer gratuitamente aos empregados proteção para os pés, pernas, braços e mãos. Leia com atenção as divas abaixo para evitar acidentes com serpentes peçonhentas:
• use sempre botas de cano alto ou botinas com peneiras, bem como luvas de raspa de couro c/ou mangas de proteção nas atividades que ofereçam riscos para os bravos e mãos.
IMPORTANTE SABER QUE: - O uso de botas pode evitar 80% dos acidentes. - O uso de sapatos comuns pode evitar ate 30% dos acidentes.
• Para evitar a presença das serpentes nas proximidades, é importante realizar a limpeza das áreas ao redor da Empresa, eliminando montes de entulho, acumulo de lixo ou de folhagens secas e alimentos espalhados no ambiente.
Estas medidas evitam a aproximação de ratos, pois, como se sabe, são o principal alimento das serpentes.
• Sempre que for remexer em buracos, folhas secas, vãos de