Fisiologia do aparelho reprodutor feminino
A quantidadede GnRH liberado pelo hipotálamo aumenta e diminui bem menos drasticamente durante o ciclo menstrual. Este hormônio é liberado em pulsos curtos em média uma vez a cada 90 minutos como ocorre no homem.
Ciclo Ovariano Mensal: Esse ciclo dura em média 28 dias. Para receber o possivel embrião o endométreio uterino se prepara com antecendencia.
Hormônios gonadotrópicos e seus efeitos no ovário:
As tranformações que ocorrem no ovário dependem da ação dos hormonios gonadotropicos LH e FSH, ja que sem eles o osvários permanecem inativos como na infância. Entre os 9 q 12 anos, a adeno hipófise começa a secretar quantidades crescentes de gonadotropinas levando ao início dos ciclos mensais que começam entre os 11 e 15 anos. Esse período é denominado puberdade, e o primeiro ciclo menstrual é denominado menarca. Tanto o Lh como o FSH são glicoproteínas.
Ao combinarem-se com seus receptores específicos nas membranas das células-alvo ovarianas. Por sua vez, esses receptores estimularão a proliferação das células ovarianas e estimularão, através da fosforilação de enzimas chave, a secreção de hormônios sexuais.
FASE FOLICULAR: crescimento do folículo ovariano.
Quando amenina nasce, cada ovócito está circundado por uma única camada de células granulosas, eis o folículo primordial. Essa celulas granulosas provavelmente mantém o ovócito nutrido e inibido (fator inibidor da maturação dos oócitos), já que este se mantém no estágio de prófase da divisão meiótica. Na puberdade, a elevação das taxas de LH e FSH fazem os ovários e seus folículos crescerem. em alguns dos folículos, há cresmimento de outras camadas de células granulosas gerando os folículos primários.
Desenvolvimento dos folículos antrais e vesiculares: Nos primeiros dias do ciclo menstrual os níveis de FSH são ligeiramente maiores que o de LH, o que causa o crescimento de seis a doze folículos primários por mês. o efeito primordial é a rápida proliferação das