Serra da piedade
Visita Técnica
Local: Serra da Piedade Data: 20/10/2012 Orientador: Professor Farley Figueiredo
Componentes do Grupo: Alberto Alves , Carlos Mello ,Maycon Conegundes , Thiago de Castro e Ricardo Alexandre
Sumário
1 - Introdução
2 - Metodologia
3 - Resultados
4 - Conclusão
1 – Introdução
Serra da Piedade
A Serra da Piedade é parte do conjunto da Serra do Curral, que se estende por 100 km e recebe várias denominações diferentes. Suas rochas se formaram numa época muito remota da história da Terra, há cerca de 2,4 bilhões de anos atrás.
Nessa época houve a estabilização dos continentes que, juntamente com as condições climáticas uniformes, propiciaram a sedimentação química nos oceanos.
Nos oceanos, os íons de ferro (Fe ++) reagiram com o oxigênio produzido por micro-organismos e se acumularam no fundo na forma de óxido de ferro (Fe²O³). Este processo foi alternando camadas de óxidos de ferro e camadas de sílica (Si O²) provenientes da erosão e dissolução das rochas, formando a rocha denominada Itabirito.
Os Itabiritos da Serra da Piedade foram submetidos a grandes movimentos que ocorreram na crosta e que resultaram em intensos dobramentos e fraturamentos das rochas que são evidenciados nos afloramentos por toda a Serra.
Somente depois dos oceanos terem perdido grande parte da capacidade de consumir o oxigênio produzido pelos micro-organismos é que este elemento começou a se concentrar na atmosfera, permitindo a evolução da vida.
O ambiente de formação destas rochas as torna importantes para o entendimento de como o sistema oceano-atmosfera evoluiu ao longo da história da Terra.
Posição Geográfica Altitude: 1746 m Longitude: 43°40’ W