FISIOLOGIA ANIMAL
1. Introdução
Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatório é percorrido pelo sangue através das artérias, dos capilares e das veias. Este trajeto começa e termina no coração.
Basicamente a função do sistema circulatório está atribuída à distribuição de gases respiratórios, nutrientes e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.
O principal integrante do sistema cardiovascular é o “coração” e está localizado dentro do gradil costal estando desta forma protegido do meio externo pelas costelas. Outra característica peculiar do sistema circulatório á chamada “circulação dupla” é quando o sangue passa duas vezes pelo coração, sendo assim o coração funciona como uma bomba impulsora fazendo com que o sangue seja distribuído pelo corpo. Entre tantas funções e características existe a “hematose” que nada mais é do que a oxigenação do sangue.
2. Desenvolvimento
O Sistema Circulatório é um sistema de transporte que garante a chegada de nutrientes e oxigénio às células, bem como a remoção de substâncias tóxicas resultantes do metabolismo. Este sistema se apresentou pela primeira vez no filo Annelida, e pode ser caracterizado como aberto ou fechado.
No sistema circulatório aberto, o líquido bombeado pelo coração periodicamente abandona os vasos e cai em lacunas corporais. Nessas cavidades, as trocas de substâncias entre o líquido e as células são lentas. Vagarosamente, o líquido retorna para o coração, que novamente o bombeias para os tecidos. Esse sistema é encontrado entre os artrópodes e na maioria dos moluscos.
No sistema fechado, o sangue nunca abandona os vasos. No lugar das lacunas corporais, existe uma grande rede de vasos de paredes finas, os capilares, pelos quais ocorrem troca de substâncias entre o sangue e os tecidos. Nesse tipo de sistemas, o líquido circulante fica constantemente em movimento, a circulação é rápida.
O sistema