Fisiologia animal comparada
ISE- INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BRUNA BARROCA VIEIRA DE SOUZA
DAIANE EVANGELISTA DA SILVA
MAIRA COLA PIAZZAROLLO FAIÇAL
AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA
SISTEMA DIGESTÓRIO EM INVERTEBRADOS
VITÓRIA
2014
INTRODUÇÃO
Os animais de um modo geral necessitam de alimento para prover energia necessária para permanecerem vivos e manterem os processos físicos. O alimento também é de grande importância, pois é matéria-prima para formar e manter o mecanismo celular e metabólico. E interfere no crescimento e reprodução dos animais.
Os animais invertebrados possuem diversos modos de alimentação e dietas alimentares, o que exige também uma gama de adaptações em seus aparelhos bucais e sistemas digestórios que permitiram explorar diferentes recursos alimentares.
Alguns animais não possuem o trato digestório completo, alguns absorvem o alimento através da pele outros não possuem mandíbulas. Existem também adaptações do sistema digestivo como esôfago modificado em papo, modificações do intestino: cecos gástricos, surgimento do hepatopancreas. Entre o grupo insecta, por exemplo, pode-se observar diferenças funcionais nos aparelhos bucais, mas ao mesmo tempo estabelecer homologias entre seus elementos estruturais.
OBJETIVOS
Conhecimento da diverdidade de nutrição dos invertebrados.
Observar os variados aparelhos bucais dos cortes dos animais das lâminas.
Observar as adaptações intestinais dos cortes dos animais das lâminas.
Identificar os modos de alimentação e dieta relacionando-os com os aparelhos bucais.
MATERIAL OBSERVADO
Lâminas:
1. Hidra C.S. (transversal)
2. Hidra L.S. (longitudinal)
A Hidra pertence a Ordem: Anthomedusae. A região gástrica desses animaia é espessa e as células epitélio-nutritivas têm vacúolos que