Fisio
Introdução
O Fisioterapeuta é um profissional, da saúde com formação acadêmica superior, que habilitado para fazer um diagnóstico de distúrbios cinéticos, o seu trabalho é fazer um acompanhamento da evolução do caso clinico funcional de seu paciente, e as condições para alta do serviço, preservar e manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistema ou função. O Fisioterapeuta é habilitado para trabalhar com deficiência motora Física e mental.
Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o individuo a melhoria de qualidade de vida. O Fisioterapeuta presta serviços nas mais variadas áreas como, saúde, educação, esportes, empresarial, atuando ainda na área de pesquisa.
(minha autoria) Áreas de atuação
A Fisioterapia conquistou lugar, principalmente, nos consultórios e clínicas particulares. A profissão, entretanto, passa por uma fase de transição, que aponta para novas práticas, possibilidades e formas de atuação.
Vejamos a seguir áreas de atuação na Fisioterapia: * Ortopedia e Traumatologia * Reumatologia * Geriatria e Gerontologia * Cardiologia e Angiologia * Pneumologia (Pneumo-funcional) Adulto e Pediátrica * Neurologia (Neuro-funcional) Adulto e Pediátrica * Dermato-funcional /Estética * Ergonomia e Saúde do Trabalhador * Saúde Pública * Urologia / Ginecologia e Obstetrícia * Disfunções da ATM e Dor Orofacia * Pilates * Terapia Intensiva
Fisioterapia Clinica pode ser praticada em: * Hospitais * Clinicas * Ambulatórios * Consultórios * Centros de Reabilitação
Saúde Coletiva
* Programas Institucionais * Ações Básicas de Saúde * Fisioterapia do trabalho * Vigilância Sanitária
Educação
* Docência (Níveis secundários e superior) * Extensão * Pesquisa *