Fisico Quimica
Departamento de Física e Química
Laboratório de Físico-Química
Curso: Engenharia Química/ Metalúrgica
Período: 4º
Relatório de Físico-Química
Determinação da densidade em líquidos
Belo Horizonte, 26 de fevereiro de 2014
Introdução
A matéria pode-se apresentar nos estados sólido, líquido e gasoso. Uma das propriedades macroscópicas que geralmente distingue esses três estados da matéria é a densidade específica (massa/volume), pois em geral a densidade de gases é menor do que a de líquidos, e essa menor ainda do que a de sólidos. A densidade é uma grandeza intensiva, isto é, não depende da quantidade de matéria. Assim, a densidade da água pura contida em um litro ou numa colher de 5 ml é a mesma. De forma geral, se a substância é homogênea, então a sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa. A densidade depende do tipo de substância, mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão.
A densidade (ou massa específica) é definida como o quociente entre a massa e volume ocupado pela substância em análise: (Equação 1) onde m é a massa em gramas e v o volume em ml da substância em estudo. Sua unidade de medida no sistema internacional é g.cm-3, mas é mais frequentemente expressa em g mL-1.
Ao contrário de grandezas como a massa ou o comprimento, designamos a densidade como grandeza derivada, pois é definida através de outras grandezas. Quando aquecidos os corpos se dilatam. A densidade da substância da qual eles se compõem torna-se, portanto, menor. Visto ser característica de cada substância, a densidade pode ser utilizada para a determinação da pureza de amostras, pois é significativamente alterada pela presença de contaminantes. A densidade de líquidos pode ser determinada por medidas da massa do líquido que ocupa um volume conhecido, método do picnômetro e do balão volumétrico, e por métodos de flutuação baseados no princípio de