Fisico quimica
Curso de Farmácia
Disciplina: Físico-Química A
Calor de fusão do gelo
Alunas:
Brenda Valesca Marchioro
Bruna da Silva dos Santos
Professor Mário Hack
Santo Ângelo/RS
09 de outubro de 2013
1- OBJETIVO:
O objetivo desta aula prática é determinar o calor de fusão do gelo através de um experimento.
2- INTRODUÇÃO:
Calor de fusão é o calor que deve ser fornecido à uma quantidade de uma substância enquanto ela está fundindo. Em especial, é a quantidade de calor necessária para fundir a unidade de massa da substância em questão sem alterar a sua temperatura. Quando há mudança de estado sólido para o líquido, a quantidade de calor que está sendo fornecida, não é para aumentar a temperatura, mas sim para fundir a substância. Enquanto não houver fundido toda a substância, temperatura permanece constante.
O calor a ser fornecido está servindo para romper as ligações entre as moléculas em um sólido cristalino, por exemplo, gelo. Durante a mudança de fase a temperatura da substância não varia, mas seu estado de agregação molecular se modifica. O calor latente pode assumir tanto valores positivos quanto negativos. Se for positivo quer dizer que a substância está recebendo calor, se negativo ela está cedendo calor.
3- MATERIAS:
Béquer de plástico, para ser usado como calorímetro
Béquer
Termômetro
Gelo
Água
Balança analítica
4- PROCEDIMENTO:
Primeiramente foi pesado o calorímetro, após colocou-se 100ml de água em um copo de béquer de 25ml e aqueceu-se até 10ºC acima da temperatura ambiente no momento. Em seguida verteu-se água aquecida no calorímetro, pesando-o novamente.
Depois, agitou-se a água do calorímetro com a ajuda de um termômetro até que obteve-se uma temperatura constante. Pesou-se então 25g de gelo e colocado no calorímetro, agitando-o até ser fundido, observando a variação da temperatura. Repesou-se