Fisica
CONTEÚDO
PROFº: FARIAS
01
A Certeza de Vencer
CORRENTE ELÉTRICA
MA080208
Fale conosco www.portalimpacto.com.br
1.ELETRODINÂMICA: é a parte da Eletricidade que estuda as cargas elétricas em movimento. 2.CARGA ELÉTRICA: é a propriedade inerente de determinadas partículas, como prótons e elétrons, que lhes proporciona a capacidade de interação mútua (atração ou repulsão), de natureza elétrica. Obs1: No átomo, os elétrons localizam-se nas eletrosferas e orbitam em torno do núcleo, onde se encontram prótons e nêutrons. Eletrosferas (elétrons) Núcleo (prótons e nêutrons)
Excesso de cargas positivas
U = VA – VB
Excesso de cargas negativas
Ligando-se as extremidades A e B do condutor metálico aos pólos A e B da pilha, os elétrons livres do condutor adquirem, então, um movimento ordenado, originando uma corrente elétrica.
Verificou-se, experimentalmente, que os nêutrons não possuem carga elétrica e que os prótons e elétrons possuem cargas elétricas iguais em valores absolutos. A este valor deu-se o nome de carga elementar (e): e = 1,6 . 10-19 C, onde C (Coulomb) é a unidade de carga elétrica no Sistema Internacional (S.I). CARGA ELÉTRICA Nula + 1,6 . 10-19 C − 1,6 . 10
-19
Nêutron Próton Elétron
Conclui-se, então, que a ddp produz corrente elétrica num condutor. 5. CORRENTE ELÉTRICA: é o movimento ordenado e irregular de cargas elétricas em um condutor. A corrente elétrica é devido ao movimento de: a) elétrons livres nos sólidos (metais); b) elétrons e íons nos gases (lâmpadas fluorescentes); c) íons nos líquidos (pilhas e baterias). 6. INTENSIDADE DE CORRENTE ELÉTRICA MÉDIA ( im ): é a quantidade de carga elétrica total q que atravessa uma secção reta S de um condutor por intervalo de tempo ∆t.
C
Obs2: Cargas de sinais opostos se atraem e de sinais iguais, repelem-se. + − + + − − 3. CONDUTOR ELÉTRICO: é todo material que facilita o movimento de cargas elétricas. Ex: Metais, grafite, seres vivos, o solo, gases ionizados, soluções