Fisica
Engenharia – Ciclo Básico
TRABALHO APS
Nome: Leonardo Cesar do Amaral
RA: B3945A-9
3° Semestre
I. Introdução:
Diante do calor gera-se energia com infinitos meios. Um bom exemplo é transformar calor em energia cinética, como quando se arrasta uma caixa de papelão no chão. Mais nesse trabalho iremos discutir métodos e meios de transformar energia do calor em energia elétrica. Ao se deparar com este tema logo podemos pensar em alguns meios de transformação, e muitos são discutidos por décadas e décadas. Hoje em dia fala-se inclusive da gasolina usada em motores de carro serem reaproveitadas no seu desperdício e aproveitadas para transformar energia elétrica.
Para o funcionamento utilizam-se meios como o que discutiremos a seguir chamado Termômetro Termoelétrico.
II. Revisão Bibliografica:
Esse trabalho foi desenvolvido pelos alunos de Engenharia Ciclo Básico do terceiro semestre, durante todos os meses de estudo. Para se fazer este trabalho usou-se a ajuda da internet, pesquisando a fundo sobre termoeletricidade, suas fontes de energia, etc. Consultou-se também, um engenheiro mecânico, ao qual trabalha em uma Usina Termoelétrica que fornecerá energia para um estádio da Copa de 2014.
III. Desenvolvimento:
Uma boa solução para o meio ambiente a implantação das usinas termoelétricas? Antes de entrar na discussão vamos a teoria.
Não se deve confundir energia térmica e temperatura, tão pouco se deve pensar que temperatura é uma medida direta da energia térmica de um sistema, pois ela não o é. Ao passo que a energia térmica representa a quantidade total de energia cinética atrelada às partículas de um sistema clássico, sendo por tal uma grandeza extensiva - cujo valor depende do número N de partículas encerradas no sistema - a temperatura - uma grandeza intensiva - pode, a grosso modo, ao menos em sistemas puros, ser atrelada à razão entre a antes citada energia térmica e o número de partículas encerradas no