Fisica
Experiência no 2
Campo elétrico
Introdução
O uso de experimentos virtuais serve de contato prático e interativo do aluno com o conteúdo a ser desenvolvido nas aulas de conteúdo. A proposta desta série de experimentos é utilizar o tempo de Web Class para o aprofundamento e o estudo interativo do aluno. Os experimentos desta série estão baseados em aplicativos JAVA, disponíveis na rede.
Este webclass, especialmente, serve de contato inicial com o conceito de campos elétricos.
No momento deste curso, você deve saber que a força elétrica (descrita pela Lei de
Coulomb) atua à distância entre pares de cargas. Por se tratar de um fenômeno que atua sem que haja contato entre os corpos é interessante perguntar-se como ambas as carga podem “sentir” uma a presença da outra. Na Física, usa-se o conceito de campo para descrever os fenômenos à distância. A idéia é a seguinte: cada carga gera, ao seu redor, um campo elétrico. Este campo permeia todo o espaço, e serve de “sinal” para uma dada carga imersa neste campo, qual a posição, intensidade e distância da carga que o originou.
Com isso, a atuação do campo elétrico em outra carga resulta na força elétrica. Note que um corpo neutro imerso em um campo elétrico não sofre a ação de força elétrica.
O campo elétrico é uma propriedade do espaço.
Matematicamente, descreve-se o campo elétrico em uma determinada posição como um vetor, cuja orientação é exatamente a mesma da força elétrica atuante sobre uma carga positiva colocada neste ponto. Com relação à intensidade do vetor campo elétrico, sabe-se que, pela Lei de Coulomb, a força elétrica entre duas cargas puntiformes é:
Sob o ponto de vista de campos, a força que a carga q sente depende somente dela mesma
(ou seja, da sua carga) e do campo elétrico na posição onde q se encontra. Removendo a dependência de q da lei de coulomb, obtemos:
Note que o lado direito da equação depende apenas da carga Q