Fisica
INTRODUÇÃO
Considerando a reação: KCl e AgNO3. Os dois sais estão dissolvidos em água, portanto, dissociados em K+, Cl-, Ag+ e NO3-. Como os dois sais são solúveis em água, as duas soluções têm aparência de água pura. Quando os dois sais reagem, forma-se um sal insolúvel, o AgCl. A mistura apresentará uma aparência de água turva devido à formação de sal insolúvel, o AgCl (branco). Os cristais de AgCl ficam em suspensão na água.
OBJETIVO
Uma reação química é uma transformação de determinados compostos químicos chamados reagentes nos outros compostos químicos chamados produtos, com conservação dos elementos químicos iniciais. Isto significa que, numa reação química, há apenas rearranjo das ligações entre elementos, havendo conservação dos elementos iniciais e por isso conservação de massa. As reações químicas são transformações da estrutura fina da molécula. Tais reações podem juntar duas moléculas para construir uma maior, quebrar uma molécula para produzir duas menores ou, por troca de átomos, constituir duas novas moléculas. Nas reações químicas, as ligações químicas são criadas ou rompidas.
3.1 FILTRAÇÃO SIMPLES
Consiste em fazer passar através de papel de filtro, dobrado na forma de cone e aderido à superfície interna de um funil de vidro, uma mistura heterogênea entre um sólido e um líquido. Em alguns casos, o material de interesse é apenas o sólido, enquanto o líquido é descartado. Em outros casos, interessam tanto o sólido como o líquido.
A figura ilustra os procedimentos necessários para realizar a filtração simples. A primeira etapa é a dobragem do papel para encaixá-lo no funil. Em seguida devese molhá-lo para aderir às paredes de vidro e, só depois, despejar o conteúdo a ser separado.
Uma das aplicações desse método é separar o precipitado formado em reações para determinar sua massa. Por exemplo, uma solução com 20 mL de uma amostra contendo o íon cloreto e preciso determinar a
concentração desse íon.