Fisica
A física envolve o estudo do que causa a aceleração dos objetos. A causa é sempre uma força, que pode ser definida, em termos coloquiais, como um empurrão ou um puxão exercido sobre um objeto. Dizemos que a força age sobre o objeto mudando sua velocidade. Ou seja, a força é uma grandeza vetorial, pois só fica determinada quando são conhecidas suas características: intensidade, direção e sentido e que caracteriza a ação de um corpo sobre o outro.
Podemos exemplificar a aplicabilidade de uma força no momento da largada de um grande prêmio de Fórmula 1, uma força exercida pela pista sobre os pneus traseiros que provoca a aceleração dos veículos. Quando um zagueiro segura o centroavante do time adversário, uma força exercida pelo defensor provoca a desaceleração do atacante. As revistas de ciência, engenharia, direito e medicina estão repletas de artigos sobre as forças a que estão sujeitos os objetos, entre eles os seres humanos.
Na verdade, quando existe mais de uma força atuando sobre um corpo, ao invés de estudarmos a influência de cada uma delas, estudamos como o conjunto de forças se comporta. Ou seja, pensamos no conjunto de forças como se fosse apenas uma força, que equivale a todas as outras juntas. Essa força imaginária, equivalente ao conjunto todo, é a chamada força resultante.
Referência bibliográfica: http://pt.slideshare.net/martataliani/vetor-fora (data: 24/03/2015, ás 21h09min)
Livro: HALLIDAY, D.; RESNICK, R. & WALKER, J. Fundamentos da Física. V. 1. 8.ed, Rio de Janeiro, LTC. 2008.