fisica
Leis de Newton
Foi Sir Isaac Newton (1642-1727) quem estabeleceu a primeira teoria satisfatória a respeito do movimento dos corpos. Essa teoria fundamenta-se em três princípios denominados Princípios da Dinâmica, também conhecidos pelo nome de Leis de Newton, assim enunciados:
Princípio da Inércia ou 1ª Lei de Newton
Esse princípio estabelece que: “ um ponto material, livre da ação de forças, ou está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme”.
Isto significa que um ponto material, livre da ação de forças possui velocidade vetorial constante: = 0 (repouso) ou = constante 0 (MRU).
Do princípio da inércia resulta o conceito dinâmico de força, assim enunciado: “ força é a causa que produz, num corpo, uma variação de velocidade, isto é, uma aceleração.”
Na prática é impossível obter-se um ponto material livre da ação de forças. No entanto, se o mesmo estiver sujeito a forças que se equilibram (resultante nula), ou estará em repouso ou realizará MRU.
A existência de forças não equilibradas (resultante não nula) produz variação da velocidade do ponto material.
De acordo com o princípio da inércia, um ponto material em repouso, em relação a um referencial, tende a permanecer em repouso e um ponto material em movimento, em relação a um referencial, tende a manter constante sua velocidade.
Para um corpo extenso, livre da ação de forças, ele poderá estar em repouso em relação a um dado referencial assim como poderá estar em translação retilínea uniforme ou em rotação uniforme ou em movimento combinado. Em suma, a propriedade da matéria em resistir às variações de velocidade chama-se inércia. Por isso fala-se que a massa é uma medida da inércia de um corpo. Quanto maior a massa, maior a inércia.
Exemplos do cotidiano mostrando a presença da inércia:
1) Quando um ônibus arranca, a partir do repouso, o passageiro desprevenido cai, por insistir em manter-se em repouso.
Para vencer a inércia de