fisica
Salvador
2014
Universidade Salvador – Unifacs
Engenharia Mecânica
.
Salvador
2014
Sumário
Conteúdo
1. Introdução 4
1.1 Histórico 4
2. Motor Automotivo 5
3. Lubrificantes 6
4. Conclusão 9
5. Referências 10
1. INTRODUÇÃO
O motor à combustão é composto por partes móveis que estão em atrito constantemente.
Os engenheiros da indústria automobilística têm como foco o desenvolvimento na diminuição do calor gerado pelos atritos entre as peças contidas no motor, que pode chegar a 70%. Pois isto faz do carro uma grande máquina de gerar calor.
Inúmeros são os mecanismos de diminuir esta geração de calor para evitar que o motor se funda e que o calor excessivo incomode o motorista, uma destas técnicas é a utilização do óleo na câmera de explosão, que diminui significantemente o atrito.
1.1 História
A importância dos lubrificantes foi descoberta bem cedo na história da lubrificação nos veículos de locomoção. A princípio o óleo vegetal, no caso azeites, e gorduras animais eram usados para diminuir o atrito entre nos eixo das charretes que faziam o transporte de cargas pesadas.
Após passar anos sem avanços, a lubrificação tomou outro rumo com a perfuração do primeiro poço de petróleo na Pensilvânia nos EUA. Edwin L. Darke foi quem proporcionou esse novo avanço, e até os dias de hoje faz o uso de derivados do petróleo para a lubrificação.
Figura 1
2. MOTOR AUTOMOTIVO
A principal função do motor automotivo é transformar o combustível (octano) em movimentos da roda. Dentro deste processo, inúmeras são as variáveis que fazem com que a energia proveniente da gasolina não seja aproveitada ao máximo na geração de movimento nas rodas.
A queima do combustível faz com que haja o movimento dos pistões, girando o eixo de