Fisica
Aracaju – Sergipe – Brasil
2ª Unidade
TRABALHO
1 – TRABALHO E ENERGIA CINÉTICA Um corpo de movendo ao longo de um deslocamento . Enquanto uma força constante atua sobre ele na mesma direção e sentido.
= ∙ A unidade SI de trabalho é o joule (J): 1J = 1 ∙
TRABALHO
Quando uma força constante forma um ângulo ∅ em relação ao deslocamento, temos:
= ∙ = ( ∙ cos ∅) ∙ = ∙ ∙ cos ∅ Podemos escrever o trabalho pelo produto escalar entre dois vetores: = ∙ Obs. O trabalho é uma grandeza escalar.
EXEMPLO
(a) João exerce uma força uniforme de 210 sobre um carro enguiçado da figura abaixo, conforme o desloca por uma distância de 18 . O carro também está com um pneu furado, de modo que para manter o movimento retilíneo João deve empurrá-lo a um ângulo de 30° em relação à direção do movimento. Quanto trabalho ele realiza? (b) Disposto a cooperar mais, João empurra outro carro enguiçado com uma força uniforme = 160 − (40) . O deslocamento do carro é = 14 + (11). Quanto trabalho João realiza neste caso?
Um Homem limpando o chão puxa o aspirador de pó com uma força de módulo = 50,0 em um ângulo de 30° com a horizontal. Calcule o trabalho realizado por uma força sobre o aspirador de pó enquanto ele é deslocado 3,00 para a direita.
TRABALHO
• TRABALHO: POSITIVO, NEGATIVO OU NULO (a) A força possui um componente na mesma direção e no mesmo sentido do deslocamento: positivo.
(b) A força possui um componente no sentido contrário ao deslocamento: negativo.
(c) A força é perpendicular à direção do deslocamento: nulo.
EXEMPLO
Um fazendeiro engata um trenó carregado de madeira ao seu trator e o puxa até uma distância de 20 ao longo de um terreno horizontal. O peso total do trenó carregado é igual a 14700 . O trator exerce uma força constante de 5000 , formando um ângulo de 36,9° acima da horizontal, como indicado na figura. Existe uma força de atrito de 3500 que se opõe ao movimento. Calcule o trabalho que cada