fisica
Em nosso cotidiano a presença de ondas é muito comum, através do som que são ondas sonoras, do movimento da agua quando um objeto perturba seu estado de equilíbrio, onde ocorrem as ondas mecânicas.
Sobre as ondas mecânicas, existem dois tipos as transversais e as longitudinais. As transversais são caracterizadas pelos deslocamentos sempre perpendiculares dos seus elementos em relação à direção de propagação da onda e as longitudinais tem os deslocamentos dos seus elementos sempre paralelos à direção de propagação de onda.
No caso das ondas mecânicas a perturbação em determinado meio material é causada por alguém ou alguma fonte. Essa perturbação propaga-se de um ponto para outro na forma de pulsos. Como exemplo temos o movimento de placas tectônicas que se propagam pela terra causando terremotos, uma pedra que cai em um lago, um terremoto no fundo do mar que causa perturbações nas aguas do oceano provocando tsunamis, entre outras fontes de ondas.
CONSTRUÇÃO CIVIL E ABALOS SÍSMICOS
Em um terremoto exemplo de ondas sísmicas, ocorre uma grande liberação de energia e essa energia se afasta do hipocentro por meio de ondas, a energia se afasta do foco tanto em ondas longitudinais quanto em transversais, onde ocorrem os abalos sísmicos.
ILUSTRAÇÃO DE ABALO SISMICO
brasilescola.com
A partir do ponto de epicentro as ondas se propagam dando origem ao abalo sísmico.
Os abalos sísmicos causam grandes catástrofes, que de certa forma tem sido de grande importância, pois assim, cresce o interesse de realizar pesquisas para soluções deste problema e gera importantes inovações na área da construção civil.
As tendências atuais em projetos estruturais sugerem que a maioria das construções, quando susceptíveis a vibrações, será provida de equipamentos para dissipar a energia. Esses sistemas de dissipação de energia podem ser ativos ou passivos. O uso de sistemas passivos, os quais não requerem uma fonte