fisica
RELATÓRIO
Prática 9
Capacidade térmica e calor específico
1.OBJETIVOS - Determinar a capacidade térmica de um calorímetro; - Determinar o calor especifico de vários sólidos;
2.MATERIAL
- Calorímetro - Água - Amostras de ferro, alumínio e latão; - Balança digital; -Termômetros (um analógico e um digital); - Béquer de vidro de 250 ml; - Béquer de plástico de 100 ml; - Proveta graduada de 100 ml; - Transformador 220V/110V; - Aquecedor elétrico; - Fogareiro elétrico;
3.FUNDAMNETAÇÃO TEÓRICA
Calor específico é definido como a quantidade de calor que uma grama de um corpo necessita para a variação de uma unidade na sua temperatura. Cada substancia apresenta o seu próprio calor específico . A unidade do calor específico é dada por cal/g°C.
Usando a Primeira Lei da Termodinâmica temos o princípio de conservação de energia e por meio dele pode- se descobrir o calor específico de um corpo. Para isso utiliza- se o calorímetro que é um aparelho que permite um bom isolamento térmico e por meio da troca de calor do corpo com a agua descobre- se o seu calor específico.
O calorímetro é constituído basicamente de um recipiente de paredes finas que é envolvido por outro recipiente fechado de paredes mais grossas e isolantes, evitando a entrada e saída de calor. Nele são colocados dois acessórios: um termômetro e um agitador que é usado para facilitar o equilíbrio térmico.
5. QUESTIONÁRIO
1) Lembrando que calor específico da água é maior que o da areia, explique por que as brisas marítimas sopram, durante o dia, do mar para a terra e, á noite, em sentido contrário. Discuta a influência destes fatos sobre o clima das regiões a beira – mar.
Durante o dia a areia e água são aquecidas, mas