Fisica
Eletrização por atrito I
Este experimento talvez seja um dos mais conhecidos sobre eletricidade por parte da maioria das pessoas. Apesar disto, ele serve para uma reflexão sobre a eletrização de um corpo e, também, mostra efeitos reais da força elétrica.
Objetivo: Verificar a eletrização por atrito e, também, observar manifestação da força elétrica em objetos do nosso cotidiano. Material: − Uma caneta plástica.
− Pedaços de papel (retirados das bordas de folhas de caderno).
Procedimento: Neste experimento devemos, primeiramente, aproximar a caneta dos pedaços de papel e verificar o que ocorre Posteriormente, devemos atritar a caneta com o nosso cabelo ou com o cabelo de algum colega. Depois disto, devemos lentamente aproximar a caneta dos pedaços de papel que devem estar previamente dispostos sobre uma superfície seca.
O Que Verificar?
Podemos verificar que quando aproximamos a caneta previamente atritada dos pedaços de papel eles são atraídos pela caneta, porém quando aproximamos a caneta sem que esta tenha sido atritada com o cabelo ela não atrai os pedaços de papel. Eletrização por Atrito II
Este experimento é muito semelhante ao anterior; porém, neste caso, a manifestação do excesso de cargas elétricas na caneta ocorre em um filete de água de uma torneira.
Objetivo:Verificar a eletrização por atrito e, também, observar manifestação da força elétrica em elementos do nosso cotidiano.
Material :− Uma caneta plástica.
− Uma torneira aberta onde se verifique um fino filete de água. Torneira aberta com um filete de água.
Procedimento: Neste experimento devemos, primeiramente, aproximar lentamente a caneta do filete de água sem que esta seja anteriormente atritada com o cabelo de algum colega, ou mesmo, com o nosso cabelo. Depois, a caneta deve ser atritada com o cabelo e novamente, lentamente aproximada do filete de água.