fisicA
Muitas pessoas podem não se preocupar com a necessidade de comparecer ao médico e realizar exames de rotina, mas esse é um hábito extremamente importante. Com a chegada do verão, muitas pessoas resolvem aderir às atividades físicas e o ideal é procurar um médico para fazer alguns exames específicos, como testes ergométricos, e os exercícios indicados. Além disso, um check-up é imprescindível para prevenir diversas doenças ou detectá-las precocemente, o que aumenta as chances de cura e tratamento.
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.
O exercício físico realizado de forma regular e com intensidade moderada aumenta o tempo total de sono, diminui a latência para o sono (tempo que leva para iniciarmos o sono), aumenta significativamente o sono profundo, também chamado de sono de ondas lentas e o sono REM (rapidy eye moviment), que é o sono dos sonhos. Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite em decorrência de distúrbios como apneia e insônia podem causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos.
Podemos enumerar os benefícios que uma noite bem dormida pode fazer pela sua saúde, tais como: prevenir a obesidade, combater à hipertensão, fortalecer a memória, prevenir depressão, favorecer o desempenho físico,