fisica
dilatação de potencia de dez.
nome: thayane rosa de paulo
2° ano regular
introduçao.
O estudo da dilatação dos sólidos possui importantes aplicações práticas, como a compensação da dilatação dos pêndulos, a dilatação dos trilhos e das pontes (e o conseqüente cálculo da separação entre os segmentos) ou o fabrico da vidraria de laboratório resistente ao calor.
Chama-se dilatação todo acréscimo às dimensões de um corpo por influência do calor que lhe é transmitido. O fenômeno é explicado pela variação das distâncias relativas entre as moléculas, associada ao aumento de temperatura,normalmente, são estudadas em separado a dilatação dos sólidos, a dos líquidos e a dos gases, distinguindo-se, no caso dos sólidos, a dilatação linear, a superficial e a volumétrica.
conteúdo
dilataçao linear.
Dilatação linear é aquela em que predomina a variação em uma única dimensão, ou seja, o comprimento.
dilataçao volumetrica.
A dilatação volumétrica é um tipo de dilatação térmica, nela considera-se o volume, ou seja essa dilatação ocorre nas três dimensões de um sólido (largura, comprimento e altura), ela é ocasionada pelo aquecimento da substância. Embora exista as divisões de dilatação térmica em linear, superficial e volumétrica, toda dilatação que existe na prática é necessariamente volumétrica.
conclusão dilatação linear.
Ex: dilatação em cabos, barras, etc.... formula: (delta)L= (alfa) . L0 . (delta)T
onde:
(delta)L -> Variação do comprimento (metros) alfa -> Coeficiente de dilatação Linear
L0 -> Comprimento inicial (metros)
(delta)T -> Variação da temperatura (Kelvin ou Celsius)
exemplo:
Se voce tem um cabo ou uma barra, no qual a única dimensão considerável é o comprimento, e aumenta sua temperatura, o comprimento vai variar tambem
O comprimento de um fio de alumínio é de 40m a 20ºC. Sabendo-se que o fio é aquecido até 60ºC e que o coeficiente de dilatação térmica linear do