fisica
Física I – 1º/2014 Atividade Experimental
Componentes:__________________________________________________________________
CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA
A energia mecânica pode se apresentar sob a forma de energia cinética de translação, energia cinética de rotação, energia potencial gravitacional e energia potencial elástica. Nas duas atividades que serão a seguir realizadas trabalharemos apenas os conceitos de energia cinética de translação, expressa pela equação , energia potencial gravitacional, expressa pela equação e energia potencial elástica de uma mola, definida pela equação .
A energia mecânica de um corpo é a soma das energias potencial e cinética e se mantém constante na ausência de forças dissipativas, ou seja, na ausência de forças de atrito de qualquer natureza. Nestas condições, temos: = constante
Esta relação identifica a lei da conservação da energia mecânica. Ela é válida, como vimos, tão somente na presença de forças conservativas, como é o caso da força gravitacional e da força elástica de uma mola.
De semelhante modo podemos definir a “Lei da conservação da energia total”. Ela é válida considerando tanto com a presença de forças conservativas quanto de forças dissipativas, pois afirma que o somatório das variações de energia no processo é igual a zero.
Isso nos mostra de que se a Energia Mecânica não se conservou, temos mais energias envolvidas, como por exemplo, energia térmica ou variação da energia interna da partícula.
Materiais Utilizados:
- Um pequeno objeto (borracha, caneta, colher, moeda, etc...); - Uma bolinha (de borracha, de tênis, de ping pong, qualquer bolinha que “pique”...) - Uma mesa; - Uma trena ou régua; - Câmera fotográfica.
ATIVIDADE 1 – Forças Conservativas:
Inicialmente vamos analisar a conservação da energia mecânica de um corpo em movimento vertical relativamente ao solo,