fisica
1.1 - DEFINIÇÕES
PLANTA - Conjunto de componentes físicos de um equipamento que desempenham juntos uma determinada função.
PROCESSO - Série de ações controladas objetivando uma meta.
DISTÚRBIO - Sinal que tende a afetar adversamente o valor de saída de um sistema. Pode ser interno ou externo ao sistema.
CONTROLE REALIMENTADO - Operação que tende, na presença de distúrbios, a diminuir a diferença (o erro) entre o sinal de saída e o sinal de referência de entrada.
SISTEMAS DE CONTROLE REALIMENTADO - É um sistema que tende a manter uma relação determinada entre a entrada e a saída através da comparação destes dois sinais.
SERVOMECANISMOS - Sistema de controle realimentado no qual a saída é alguma posição, velocidade ou aceleração. Os termos servomecanismo é sinônimo de sistema de controle de posição, velocidade ou aceleração.
SISTEMA : Uma combinação de componentes que agem em conjunto no desempenho de uma função que seria impossível para qualquer das partes isoladamente. Difere de uma planta por não ser limitado por elementos físicos.
SISTEMA DE CONTROLE A MALHA ABERTA : Sistema onde a resposta não produz qualquer efeito sobre realimentação.
SISTEMA DE CONTROLE A MALHA FECHADA : Sistemas onde a resposta tem efeito sobre a grandeza de excitação.
CANAL DIRETO : A unidade que reage ao sinal atuante a fim de produzir a resposta desejada.
RESPOSTA : Grandeza que deve acompanhar o sinal de controle.
CANAL DE RETROAÇÃO : Unidade que propicia o meio de retroação da resposta.
GANHO DO SISTEMA: Relação entre a saída e a entrada de um sistema.
1.2 - TIPOS DE SISTEMAS DE CONTROLE
A capacidade de analisar um sistema e determinar seu desempenho depende de quão facilmente se possa expressar matematicamente as características de cada um de seus componentes. Um sistema dinâmico pode ser completamente descrito por meio de equações diferenciais. Existem um grande número de técnicas conhecidas para solucionar