fisica
No início do século XIX, com as determinações do Congresso de Viena, havia um clima de relativa tranqüilidade no continente europeu. As monarquias haviam sido restauradas, e os ideais liberais foram, de certa forma, sufocados. Porém, não demorariamuito para que essa relativa estabilidade fosse rompida.De 1840 a 1848, revoluções liberais e movimentos nacionalistas agitaram novamente algumas sociedades da Europa. Era areação contra o conservadorismo político estabelecido pelo Congresso de Viena. Os ideais liberais e nacionalistas repercutiramna unificação da Itália e da Alemanha.
A REAÇÃO CONTRA O CONSERVADORISMO
Revoluções liberais do século XIX
As decisões políticas do Congresso de Viena (1814-1815) foram conservadoras e tinham como objetivo restabelecer as monar-quias absolutistas. Para isso, foi proposta a união das forças tradicionais da nobreza e do clero contra os movimentos liberaisrevolucionários.Num determinado momento, as tendências políticas do Congresso de Viena pareciam dominar a Europa. Entretanto, o períodoentre 1830 e 1848 foi caracterizado por uma nova onda de agitação revolucionária.Combatendo o poder político tradicional, os movimentos revolucionários foram marcados pelos ideais liberais, nacionalistas esocialistas. França, Itália, Áustria, Irlanda, Alemanha, Suíça, Hungria, entre outros, foram palco desses movimentos revolucio-nários.Resumimos, a seguir, os principais pontos defendidos pelo liberalismo e pelo nacionalismo.
Liberalismo:Política—regime de governo de caráter democrático. Os poderes do Estado seriam limitados por uma constituição, com umaseparação entre legislativo, executivo e judiciário. O Estado deveria servir ao cidadão, respeitando sua liberdade e sua digni-dade.
Economia—o Estado interviria na vida econômica o menos possível. As atividades econômicas ficariam a cargo da iniciativaprivada.
Religião e filosofia—o Estado estaria completamente separado da Igreja. Cada cidadão