fisica
O que acontece quando os polos de dois imãs são aproximados?
5.2 com a chave auxiliar desligada ligue a fonte de alimentação e ajuste a tensão para 3 VCC.
Solicite a um que Segure o fio condutor em dois pontos A e B e aproxima esse trecho em cima da agulha magnética (imã) e paralelo a ela.
5.3Ligue a chave auxiliar (17). Mantendo a polaridade no circuito. Comente o observado:
Ao circular uma corrente elétrica no trecho AB, o que surgiu ao redor do condutor, capaz de movimentar a agulha magnética (imã).
5.4 Mantenha o trecho AB do fio na mesma posição e ligue a chave de modo a inverte o sentido. Da corrente do trecho AB. Comente o observado.
Como comporta o sentido do vetor indução magnético B num ponto qualquer, próximo do condutor, em função do sentido da corrente que por ela circula.
5.5 Refaçam as atividades anteriores, agora deixando o trecho AB do circuito num plano abaixo da agulha magnética.
Comente o observado.
5.6 Como se comporta o sentido do vetor indução magnética B num ponto qualquer, próximo do condutor, em função do sentido da corrente que por ela circula?
5.7 Oerstend também observou que os campos magnéticos produzidos por correntes elétricas, em fios retilíneos, tinham a forma de círculos concêntricos cujo sentido é indicado pelo norte da agulha magnética (bússola).
Regra da mão direita
Posicionando o polegar sobre o fio, no sentido da corrente, os demais dedos (como se estivessem pegando o fio, informam a orientação das linhas de indução ao redor do fio).
5.8 Utilizando a regra da mão direita (ou o nadador de Ampére) grafique, nos circuitos representados na figura 5 e na figura 6, o sentido do vetor indução magnético B provocado.
Pela corrente elétrica i circulante no trecho AB.
5.9 Da mesma maneira que você faz para enrolar uma