Fisica
Análise Sistêmica Homem-Máquina-Ambiente
Conceitos:
1. Sistema Homem-Máquina-Ambiente
a. É a unidade básica de estudo da ergonomia.
b. Estaremos adotando o conceito de sistema da Biologia: “É um conjunto de elementos (ou subsistemas) que se interagem entre si, com um objetivo comum e que evoluem no tempo”.
c. Pode predominar uma ou outra parte:
i. Máquina, Ambiente e Organismo Humano: governada pelas ciências naturais como biologia, fisiologia, física e química. ii. Relacionamento Humano: ciências sociais como psicologia, sociologia e antropologia.
d. Métodos e Técnicas dependem da experiência, habilidade do pesquisador e restrições como tempo, dinheiro e equipe disponíveis.
e. Três aspectos característicos (Buffa, 1972):
i. Componentes (elementos ou subsistemas) ii. Relações (interações) entre os subsistemas iii. Evolução permanente
f. Homem-máquina realiza trabalho.
g. Máquina simples (chave de fenda) ou complexa (computador).
h. Tipos básicos de máquinas:
i. Tradicionais: trabalhos físicos, manuais... ii. Cognitivas: operam sobre informações, computadores...
2. Interações no sistema homem-máquina-ambiente
3. Otimização
a. Matematicamente, é a solução ótima que maximiza ou minimiza a função objetivo, dentro das restrições impostas a um problema.
4. Subotimização
a. É quando um sistema é sub-utilizado em relação a sua capacidade de projeto. Ex. carro projetado para 200Km/h em estradas que permitem até 110Km/h.
b. Um sistema é dividido em partes e a otimização destas partes não garante a otimização do sistema. Ex. quando equipes diferentes projetam partes independentemente de um carro, uma projeta um motor de 200HP e outra uma carroçaria para 80HP. As soluções sub-ótimas de transmissão, suspensão e outras partes para 80HP não atenderam caso o motor seja de 200HP. Em linhas de produção de vários equipamentos de diferentes fornecedores, ou um