Fisica
Escola Estadual José de Alencar
Série: 1ª Ensino Médio
Turno: Matutino
Tema: 1ª Lei de Newton
Objetivo:
Competências e Habilidades: Investigação e compreensão: compreender e utilizar a 1ª lei de Newton.
Representação e comunicação: expressar-se corretamente utilizando a linguagem física adequada e elementos de sua representação simbólica.
Metodologia:
Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos que serão estudados; aula expositiva dos conteúdos previstos; com exemplos concretos, como os apresentados no texto, Utilizar figuras além dos exemplos apresentados no texto, pedindo que um ou vários alunos interpretem. Discutir exercício resolvido.
Recursos:
Quadro branco e pincel
Avaliação: - Atividades para casa;
- Atividades em sala de aula
- Discussão em coletivo;
1 Princípio da Inércia ou 1ª Lei de Newton
A primeira lei de Newton pode parecer perda de tempo, uma vez que esse enunciado pode ser deduzido na Segunda Lei:
Se , existem duas opções: Ou a massa do corpo é zero ou sua aceleração. Obviamente como o corpo existe, ele tem massa, logo sua aceleração é que é zero, e conseqüentemente, sua velocidade é constante.
No entanto, o verdadeiro potencial da primeira lei aparece quando se envolve o problema dos referenciais. Numa reformulação mais precisa:
"Se um corpo está em equilíbrio, isto é, a resultante das forças que agem sobre ele é nula, é possível encontrar ao menos um referencial, denominado inercial, para o qual este corpo está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme."
Todo corpo tende a manter seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que forças externas provoquem variações nesse movimento.
Exemplo: Quando o ônibus parte, o motorista e os passageiros tendem a continuar em repouso em relação ao solo. Quando o ônibus freia, o motorista e os passageiros tendem a continuar em