Fisica
Campus Itabira
BAC007 – Física
PRÁTICA EXPERIMENTAL 6:
Alunos Turma P5-A
Professor:
Itabira, 17 de Janeiro de 2013
1 INTRODUÇÃO
A Inércia é uma propriedade da matéria que faz com que ela tenha resistência contra qualquer mudança em seu movimento. Ela consiste na tendência do corpo em manter sua velocidade vetorial.
Origens
O estudo do movimento e suas causas se iniciou na Grécia antiga, com os filósofos Platão e Aristóteles tentando explicar os movimentos dos corpos através de teorias formuladas a partir de observações feitas no cotidiano. As idéias de Aristóteles foram aceitas por muito tempo, até Galileu Galilei revolucionar o panorama científico de sua época, introduzindo o pensamento de que a realização de uma experiência que comprove uma idéia é essencial para a validação da mesma. Galileu Galilei moldou os conceitos de força e movimento que são aceitos até hoje, e foram a partir desses conceitos que Issac Newton formulou equações matemáticas estabelecendo esses dois conceitos.
Momento de inércia
Momento de inércia é a grandeza física associada à inércia de rotação, que representa a distribuição da massa do corpo em rotação em torno do eixo de rotação. Assim como um corpo massivo tem a tendência de permanecer em seu estado inicial de movimento com uma velocidade constante, no caso em que é nula a soma das forças atuantes, também existe uma resistência à mudança no movimento rotacional. Esta resistência à alteração em sua velocidade angular é conhecida como momento de inércia do corpo. Quanto mais próxima do eixo de rotação estiver a massa, menor será o momento de inércia, e quanto mais afastada a massa estiver do eixo de rotação, seu momento de rotação será maior. Entre os corpos com distribuição contínua de massa, a esfera é o que possui o momento de inércia mínimo.
2 OBJETIVOS
Após o lançamento de uma mesma esfera por várias vezes, procurou-se obter o momento inércia