Fisica
1. (Ufla-MG) As válvulas termoiônicas, ainda hoje utilizadas em amplificadores de som "valvulados", podem ser constituídas por um catodo e um anodo. Os elétrons são emitidos pelo catodo e acelerados em direção ao anodo pelo campo elétrico uniforme gerado pela ddp aplicada aos eletrodos. Considere:
Massa do elétron = 9.10-31 kg
Carga de módulo = 1,6.10-19C
Distância entre os eletrodos = 1 cm ddp = 104V
Calcule:
a) A intensidade do campo elétrico entre os eletrodos.
b) A intensidade da força elétrica que atua sobre os elétrons.
c) Supondo que os elétrons partem do repouso, qual a velocidade ao atingirem o anodo?
3. (Vunesp) Quando a atmosfera está em condições de estabilidade - não se avizinham tempestades, por exemplo - existe um campo elétrico uniforme nas proximidades da superfície terrestre de intensidade 130 V/m, aproximadamente, tendo a Terra carga negativa e a atmosfera carga positiva. a) Trace uma linha horizontal para representar a superfície da Terra, atribuindo a essa linha o potencial 0,0 V. Represente as linhas eqüipotenciais acima dessa linha, correspondentes às alturas 1,0m, 2,0m, 3,0m, 4,0m e 5,0m, assinalando, de um lado de cada linha, a altura, e do outro, o respectivo potencial elétrico. b) Qual deveria ser a carga elétrica de um corpo de massa 1,3 kg para que ele ficasse levitando graças a esse campo elétrico? (Adote g = 10 m/s2). Isso seria possível na prática? Considere que uma nuvem de tempestade tem algumas dezenas de coulombs e justifique sua resposta.
4. (Fuvest-SP) Duas pequenas esferas, com cargas positivas e iguais a Q, encontram-se fixas sobre um plano, separadas por uma distância 2a. Sobre esse mesmo plano, no ponto P, a uma distância 2a de cada uma das esferas, é abandonada uma partícula com massa m e carga q negativa. Desconsidere o campo gravitacional e efeitos não-eletrostáticos.
A força F entre duas cargas Q1 e Q2 é dada por F = KQ1.Q2/r2 onde r é a distância entre