Fisica I
Qualquer atividade em uma sociedade moderna só é possível com o uso intensivo de uma ou mais formas de energia. Dentre as diversas formas de energia interessam, em particular, aquelas que são processadas pela sociedade e colocadas à disposição dos consumidores onde e quando necessárias, tais como a eletricidade, a gasolina, o álcool, óleo diesel, gás natural, etc.
A energia é usada em aparelhos simples (lâmpadas e motores elétricos) ou em sistemas mais complexos que encerram diversos outros equipamentos (geladeira, automóvel, indústrias, etc.). Estes equipamentos e sistemas transformam formas de energia, e uma parte dela sempre é perdida para o meio ambiente durante esse processo.
Enquanto os países europeus valorizam intensamente suas fontes primárias escassas, buscando utilizar de forma mais eficiente qualquer kWh gerado, o que se vê no Brasil?
Um desperdício sistemático de energia, em parte, derivado de uma visão míope de que a Natureza nos foi extremamente generosa, que tem sido estimulada por uma estrutura setorial pouco permeada pela responsabilidade social e ambiental voltada especificamente para a conservação da energia.
Palavras-chave: Energia; Conservação; Responsabilidade Social e Ambiental.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO…………………………………………………………4
2 – DESENVOLVIMENTO……………………..…………………………5 2.1 – Eficiência Energética.................…...……........................….5 2.2 – Economia de Energia em uma Indústria............................6 2.2.1 – O que o Engenheiro de Produção deve fazer em relação aos Motores de uma Indústria........................................................................6 2.2.2 – O que o Engenheiro de Produção deve fazer em relação aos Transformadores......................................................................................9 2.3 – Geração de Energia e seu Impacto Ambiental................10
3 –