fisica e experimentos
PROGRAMA DARCY RIBEIRO- PDR
CURSO- LICENCIATURA EM FISICA
POLO- CURURUPU
DISCIPLINA: PRÁTICA CURRICULAR
PROFESSOR: RICHARDSON
AVALIAÇÃO
Cururupu-Ma
2013
GRACIEL DOS SANTOS BARBOSA
AVALIAÇÃO
Trabalho apresentado à Disciplina de Pratica Curricular para obtenção de nota. Profª. Richardson
Cururupu-MA
2013
Avaliação
O que é?
Segundo Kraemer (2006) o termo avaliação vem do Latim e significa valor, mérito ao objeto de pesquisa, junção do ato de avaliar ao de medir os conhecimentos adquiridos pelo individuo.
Já Luckesi define que a avaliação atesta a possibilidade efetiva de desenvolvimento de pesquisas de vários tipos, até da mais rigorosa pesquisa acadêmica, mesmo nas nossas escolas.
E Sant’Anna caracteriza como processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental) ou prático.
Ambos os estudiosos afirmam uma situação em comum da avaliação o ato de medir, analisar os conhecimentos desenvolvidos podendo assim chegar ao diagnóstico do grau de aprendizado adquirido.
Qual são tipos de Avaliação?
São classificadas em duas Categorias Avaliativas:
Quanto à comparação:
* Normativa ou criterial: Esta compara o rendimento de um aluno com o rendimento alcançado pelos demais colegas do grupo. Procura informar o quanto aquele aluno sabe ou pode mais que o outro. Como exemplo, avaliação do atleta;
Já a avaliação criterial, informa o quanto aluno sabe ou não, a ponto de alcançar um objetivo pré-fixado. Como exemplo, prova de concurso público, nesse caso ele vai provar o quanto sabe mais.
Quanto à formação:
DIAGNÓSTICA
- Obter indicações sobre conhecimentos, aptidões, interesses (ou outras qualidades do aluno). - Determinar a posição dos alunos no início de uma