Fisica raios
1º Item: Eletrização das nuvens(Valor: 0,2)
2º Item: Quantidade de carga elétrica da Terra(valor:0,3)
3º Item: O raio Sobe ou desce?(Valor: 0,3)
4º Item: Raios Artificiais (Valor: 0,3)
5º Item: Diferença de potencial (Valor: 0,6)
6º Item: O que é fatal em um raio? (Valor: 0,3)
Os raios artificiais devem ser em condutores nus de cobre, de ferro galvanizado ou de aço inoxidável.
Osraios artificiais devem ser feitos rectilíneo e vertical, de forma a minimizar o percurso entre os elementos captores e a terra.
As descidas devem ser, em regra, instaladas à vista, fixadas à superfície exterior da estrutura a proteger por meio de elementos de suporte apropriados, estabelecidos à razão de dois por metro, no mínimo.
Cada descida artificial deve ser dotada de um ligador destinado a efectuar as verificações e medições necessárias.
UM FOGUETE VAI LEVAR UM FIO CONDUTOR QUE VAI INTENSIFICAR E ESTIMULAR O CAMPO ELÉTRICO QUE FICA ABAIXO DAS NUVENS, GERANDO O RAIO
DIFERENÇA
Potencial elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Com relação a um campo elétrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo. Para medir essa capacidade, utiliza-se a grandeza potencial elétrico.
Para obter o potencial elétrico de um ponto, coloca-se nele uma carga de prova q e mede-se a energia potencial adquirida por ela. Essa energia potencial é proporcional ao valor de q. Portanto, o quociente entre a energia potencial e a carga é constante. Esse quociente chama-se potencial elétrico do ponto. Ele pode ser calculado pela expressão: , onde
• é o potencial elétrico,
• a energia potencial e
• a