FIsica Quimica
Milhares de substancias químicas, contendo carbono, são usadas em laboratórios e na industria.
Hoje conhecem-se mais de três milhões de compostos, uns encontram-se na natureza, mas muitos são sintetizados pelo Homem.
O carbono é também um elemento essencial á vida, entra na constituição de todos os seres vivos.
Os compostos orgânicos integram diversos materiais, tais como combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes e medicamentos. Esta listagem, não sendo exaustiva, evidencia a importância da química orgânica numa sociedade em evolução cientifica e tecnológica e no bem- estar das populações.
Na Indústria…
A indústria química inclui as indústrias que têm a ver com a produção de petroquímicos, agroquímicos, produtos farmacêuticos, polímeros, tintas, etc. São utilizados processos químicos, incluindo reações químicas, para formar novas substâncias, separações baseadas em propriedades tais como a solubilidade ou a carga iónica, e destilações, além de transformações por aquecimento ou por outros métodos. As indústrias químicas envolvem o processamento ou alteração de matérias-primas obtidas por mineração e agricultura, entre outras fontes de abastecimento, formando matérias e substâncias com utilidade imediata ou que são necessários para outras indústrias. As indústrias de processamento de alimentos não são, em geral, incluídas no termo "indústria química".
Em função do tipo de matéria-prima utilizada. Podem ser:
1. Petroquímica (Petróleo)
2. Carboquímica (Carvão)
3. Alcoolquímica (Álcool etílico ou etanol)
4. Sucroquímica (Açúcares - Sacarose)
5. Química do Gás Natural (Álcool metílico ou metanol) Petroquímica (Petróleo): uso de frações resultantes do refino de petróleo, principalmente nafta ou de gás natural, que por transformações químicas geram, respetivamente: produtos básicos, intermediários e