fisica iii
CURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL 3
Turma nº 3010
Experiência nº 4
Data 25/03/2015
Nome da experiência:
Superfícies Equipotenciais e Análise das Linhas de Campo Elétrico
Professora: Lourdes Alunos: Fernando Levy Jessé Gonçalves Jarbas Nunes Valter Viana
INTRODUÇÃO
Determinar e observar com o conhecimento transmitido na explicação inicial e na sala de aula com o professor, como se comporta uma superfície equipotencial que possui vários pontos distintos, o objetivo é encontrar o mesmo potencial elétrico em seu eixo e em seguida analisaremos suas linhas de campo elétrico.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Utilizaremos para essa experiência os conceitos de campo elétrico, potencial elétrico e Superfície Equipotencial definidas abaixo:
Campo Elétrico é a região na qual um corpo eletrizado ou carga de prova quando colocada em repouso em qualquer ponto sofre a ação de uma força. O Campo Elétrico é dado por: E(r) = ∑ F/q0, onde E = campo elétrico; F= força e Q0 = carga elétrica.
Potencial Elétrico: é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Com relação a um campo elétrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo. Para medir essa capacidade, utiliza-se a grandeza potencial elétrico, sua unidade é Volt. Ele pode ser calculado pela expressão:
V=E/Q, onde V = potencial elétrico; E= campo elétrico; Q =carga elétrica.
Superfície Equipotencial: São linhas de força as quais não possuem variação na diferença de potencial. No caso de um campo elétrico uniforme, as superfícies são uma família de planos perpendiculares às linhas de campo.
MATERIAL UTILIZADO
- Uma fonte de alimentação DCC de tensão variável;
- Uma cuba projetável com escala milimetrada;
- Dois eletrodos reto-planos;
- Uma chave liga-desliga;
-