Fisica III
Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
Departamento de Ciências Naturais
Curso de Engenharia de Produção
Disciplina: Física Geral e Experimental III
Professor:
Alunos:
RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
1 – Título: Experimento com pisca - LED
2 – Objetivos:
Esse experimento tem como objetivo montar um circuito bastante simples para acionar intermitentemente um LED. Seve para várias configurações experimentais.
3 – Referencial Teórico:
3.1. Transistor
O transistor é um dispositivo eletrônico de três terminais usado para controlar sinais elétricos. Seu uso mais comum é o controle de amplificação e de chaveamento. No uso de amplificação, o sinal de saída é igual ao de entrada, mas com maior amplitude, devido à potência fornecida pela fonte de alimentação dc. Devido a essa capacidade de converter energia de uma fonte dc em energia de um sinal controlado, o transistor é chamado de dispositivo ativo [1]. (POSSAGNO, 2015)
Começou a popularizar-se na década de 1950. Até essa época, o principal instrumento de amplificação e controle era a válvula tríodo, que apesar do seu uso, apresentava problemas como volume e aquecimento que em geral acarretavam gastos com as constantes mudanças devido à queima dos filamentos.
Tradicionalmente os transistores se dividem em dois grupos: bipolares e unipolares ou de efeito de campo. Os bipolares são aqueles formados por três regiões semicondutoras de polaridades alternadas existindo entre elas duas junções. As regiões recebem os nomes de emissor (E), Base (B) e coletor (C). Baseiam o seu funcionamento com alimentação de corrente na base (WILKER, 2012).
3.2. Capacitor
É um componente constituído por dois condutores separados por um isolante. Os condutores são chamados armaduras (ou placas) e o isolante é o dielétrico do capacitor. Costuma-se dar nome a esses componentes de acordo com a forma de suas armaduras. Assim tem o capacitor plano e o capacitor cilíndrico. Um capacitor apresenta uma