TRABALHO TRANSPORTES QUASE
• Transporte de Carga Seca: são produtos não perecíveis e que podem ser transportados independente das intempéries (sol, chuva, calor, frio, dia, noite, etc). Ex.: madeira, ferragens, materiais para construção (exceto cimento e similares), equipamentos, encanamentos, etc;
• Transporte de Veículos: Geralmente acondicionado em carretas “cegonhas” ou guinchos. As carretas, em sua grande maioria, transportam veículos zero Km, enquanto que os guinchos transportam em sua grande maioria veículos usados. Quando existe necessidade de sigilo, geralmente no transporte de novos modelos ou protótipos, utiliza-se caminhões sider.
• Transporte de Produtos perigosos: Produto perigoso é transportado em caminhões tanque que acomodam a carga com maior segurança. É considerado como produto perigoso toda e qualquer substância que, dadas, às suas características físicas e químicas, possa oferecer, quando em transporte, riscos a segurança pública, saúde de pessoas e meio ambiente, de acordo com os critérios de classificação da ONU, publicados através da Portaria nº 204/97 do Ministério dos Transportes. A classificação desses produtos é feita com base no tipo de risco que apresentam.
• Transporte de Pallets e Racks: São transportados, em sua grande maioria, em caminhões sider que agilizam o processo de carga e descarga não descartando também a utilização do caminhão baú, quando necessário. Geralmente os produtos transportados são acondicionados de forma unitizada, para facilitar sua movimentação, carregamento e descarregamento.
• Transporte de Container: A técnica de containerização pode ser definida como o transporte direto de mercadorias de qualquer tipo - animais; líquidas ou em grãos; em embalagens unitárias de forma e tamanhos diferentes ou uniformes - em containeres apropriados. Além de outras vantagens, incluindo-se maior proteção às mercadorias contra intempéries e choques, devido ao reforço extra oferecido pela caixa externa. Os containeres ainda podem