Fisica III
Resumo: Este experimento nos dá a competência de descrever o funcionamento do eletroscópio de folhas e a reconhecer que as cargas elétricas (estáticas) se distribuem na superfície externa do condutor e a descrever o motivo desta distribuição de cargas.
Palavras-chave: Atrito, indução eletroestática e contato.
1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Neste experimento identificamos três formas de eletrização: por atrito, por contato e por indução eletroestática, que descrevemos cada uma delas a seguir:
Na eletrização por atrito existe uma fricção entre dois corpos, havendo passagem de elétrons de um corpo para o outro. Após o atrito, os dois corpos ficam carregados com cargas iguais, porem com sinais contrários. Um mesmo corpo pode tornar-se positivo ou negativo, dependendo da substancia que com ele é atritado.
Na eletrização por contato, observamos o contato entre dois corpos condutores, um deles é eletrizado e o outro eletricamente neutro, parte da carga elétrica do condutor carregado passará para o segundo condutor, de tal forma que os dois corpos ficarão com cargas do mesmo sinal. A soma das cargas elétricas de dois corpos antes do contato é igual á soma das cargas após o contato.
Já na indução eletrostática, consiste a separação de cargas que ocorre em um condutor neutro quando nele é aproximado, sem tocá-lo, um corpo eletrizado. Certa região do corpo apresenta em excesso de prótons, enquanto que outra apresenta um excesso de elétrons. O corpo, no entanto continuará neutro.
2. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Para a análise do experimento foi classificado os materiais a serem utilizados e classificamos em fase 01 e fase 02 o mesmo experimento.
Na fase 01 foi fixado o eletrodo com gancho na esfera do gerador, colocado à lâmina de alumínio dobrada com as duas extremidades de mesmo tamanho no eletrodo. O aparelho foi ligado por alguns instantes e logo