FISICA II RELATORIO ORIGINAL
A lei de Hooke descreve a força restauradora que existe em diversos sistemas quando comprimidos ou distendidos. Qualquer material sobre o qual exercer uma força sofrerá uma deformação, que pode ou não ser observada. Apertar ou torcer uma borracha, esticar ou comprimir uma mola, são situações onde a deformação nos materiais pode ser notada com facilidade. Mesmo ao pressionar uma parede com a mão, tanto o concreto quanto a mão sofrem deformações, apesar de não serem visíveis. A força restauradora surge sempre no sentido de recuperar o formato original do material e tem origem nas forças intermoleculares que mantém as moléculas e/ou átomos unidos. Assim, por exemplo, uma mola esticada ou comprimida irá retornar ao seu comprimento original devido à ação dessa força restauradora.
Enquanto a deformação for pequena diz-se que o material está no regime elástico, ou seja, retorna à sua forma original quando a força que gerou a deformação cessa. Quando as deformações são grandes, o material pode adquirir uma deformação permanente, caracterizando o regime plástico. Neste relatório trataremos de deformações pequenas em molas, ou seja, no regime elástico.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
O objetivo geral da lei de Hooke é determinar, experimentalmente, o coeficiente de elasticidade da mola. Deduzir, utilizando conceitos de conservação de energia e do trabalho realizado por uma força, com dependência espacial (lei de Hooke), porém, conservativa, as equações que permitem encontrar a constante elástica em um sistema massa-mola.
2.2 Objetivos específicos
Determinar grandezas físicas relacionadas a objetos utilizados a fim de encontrar a constante elástica da mola;
Propagar erros referentes às medidas calculadas, a fim de se obter um resultado próximo da realidade.
3 FUNTAMENTAÇÃO TEÓRICA
A força possui duas características fundamentais em Física: ela é capaz de acelerar um corpo ou deformar um corpo elástico.
Quando aplicamos