Fisica - Fenomenos Otícos
Por poucas palavras, sem entrar em conceitos complicados, o que de facto é a luz?A Luz é um conjunto de partículas emitidos por uma fonte de luz natural ou artificial que ao atingir os nossos olhos estimulam a visão.Estas partículas, ou seja a luz, propagam-se no espaço através de ondas electromagnéticas.Dentro do conceito de luz temos vários tipos diferentes. Já expliquei alguns, tais como as microondas e as ondas de rádio, faltando ainda explicar o que é a luz visível, ultravioletas, raios X e raios gama.Cada qual com o seu comprimento de onda maior ou menor que o outro.
Luz VisivelA Luz visivel é de facto o único tipo de luz que nós conseguimos ver com os nossos olhos. No espectro electromagnético, este tipo de luz representa uma parte mínima em hertz, dando lhe as características necessárias para que o olho humano a consiga captar e transmitir essa informação para o cérbero através de impulsos nervosos.A luz quando passa por um prisma, divide-se em varias cores, chamado de fénomeno da dispersao de luz. Um bom exemplo deste tipo de luz é o arco iris.
Raio de LuzNo âmbito desta disciplina , um raio de luz é facto um raio de ...luz! Segundo o módulo da óptica geométrica a luz propaga-se sempre em linha recta, desde que o meio seja homogéneo, isto é, que o espaço esteja livre de obstáculos que interfiram com o trajecto do raio de luz.Os raios de luz são reversiveis, ou seja, imaginemos que temos dois lugares distintos (A e B).Se o lugar A for o emissor, então a luz percorre uma caminho para chegar ao lugar B, seja ele qual for. Agora se mudarmos o emissor para o lugar B, se a luz quiser chegar ao lugar A, vai percorrer exactamante o mesmo trajecto que utilizou para chegar ao lugar B. De facto parece confuso, por isso fiz uma imagem para esclarecer melhor:
Tipos de Raio de LuzExistem três tipos de raios de luz: divergentes, convergentes e paralelos.Divergentes, é quando saem do emissor