Fisica experimental
LABORATÓRIO DE FÍSICA
LEI DE HOOKE
Acadêmico: Ramon Leite
Curso: Engenharia Civil
Professor: Marcos André de Oliveira
Palmas
2013
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. OBJETIVOS 3
3. MATERIAIS UTILIZADOS 3 4. FUNDAMENTOS TEÓRICOS 4 5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5 6. RESULTADOS E DISCURSSÃO 6 7. CONCLUSÃO 9 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 9
1. INTRODUÇÃO
Laburu, 2008, cita que um dos experimentos mais tradicionais empregados em laboratórios didáticos é aquele que verifica a relação linear entre a força aplicada em um sistema e sua elongação, ou seja, a lei de Hooke. Em geral, o equipamento convencional empregado para a realização deste experimento constitui-se, basicamente, de uma mola de aço e massas padrões aferidas.
Desta forma, define-se Lei de Hooke, como uma lei de física que está relacionada à elasticidade de corpos e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo que tal força é igual ao deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou de tal corpo que virá à sofrer tal deformação.
Assim, este relatório mostra o movimento elástico de uma mola e suas deformações provocada por diferentes pesos, relacionando-as com a lei de Hooke.
2. OBJETIVOS
* Determinar, experimentalmente, a constante elástica de uma mola.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
* Massas; * Molas; * Trilho de ar; * Compressor de ar; * Cronômetro; * Balança
4. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Oliveira, 2012, relata que a lei de Hooke descreve a força restauradora que existe em diversos sistemas quando comprimidos ou distendidos. Qualquer material sobre o qual exercer uma força sofrerá uma deformação, que pode ou não ser observada.
As forças deformadoras podem ser elásticas ou plásticas, dizemos que uma deformação é elástica quando desaparece com a retirada das forças que a originaram, enquanto que uma deformação