Fisica experimental mhs
RELATÓRIO FÍSICA EXPERIMENTAL
Aula Prática 2 – Movimento Harmônico
Salvador
2012
DAVID SILVA DE OLIVEIRA
FELIPE
HEBERT CARVALHO
MARCUS SOUZA VIDAL
PALOMA FIRPO
THIAGO ANDRADE
RELATÓRIO FÍSICA EXPERIMENTAL
Aula Prática 2 – Movimento Harmônico
Estudar o movimento Harmônico forçado e amortecido estabelecendo as relações matemáticas e físicas que descrevem estes fenômenos.
Salvador
2012
Sumário INTRODUÇÃO 4 SISTEMA EXPERIMENTAL 4 DADOS EXPERIMENTAIS 4 CÁLCULOS 5
INTRODUÇÃO
Um dos mais interessante e importante fenômeno físico é a ressonância, em suma, ela é a tendência de um sistema a oscilar em máxima amplitude em certas frequências, conhecido como frequência ressonante ou natural.
Quando a dissipação da energia mecânica é pequena, a frequência de ressonância é aproximadamente igual a frequência natural do sistema ou seja, a frequência de vibrações livres. O fenômeno da ressonância ocorre com todos os tipos de vibrações ou ondas; mecânicas (acústicas), eletromagnéticas. Sistemas ressonantes podem ser usados para gerar vibrações de uma frequência específica, ou para obter frequências específicas de uma vibração complexa contendo muitas frequências, como acontece em aparelhos de rádios e TVs.
Na engenharia tal fenômeno é muito importante, desde construção de pontes até nas telecomunicações, no primeiro caso se a ressonância não for evitada pode ser fatal para a ponte já que as vibrações de ressonância percorrem uma ponte na forma de ondas e se não evitadas podem causar a queda da mesma, como na ponte de Tacoma, neste caso é importante construir amortecedores para interromper as ondas ressonantes.
SISTEMA EXPERIMENTAL
Para a realização da experiência foi utilizado uma bobina de fios de cobre, um sistema massa/mola, uma régua e um gerador de função de onda. Para determinar a frequência natural do sistema massa/mola foi medido o período de dez oscilações a partir de um ponto do espaço,