Fisica exp 3
Resultado Foi verificado que o gás em questão é o ar atmosférico. No momento em que aproximamos o bastão de teste ao Gerador ocorreu uma transferência visível de elétrons de um corpo para o outro. Essa transferência é denominada descarga elétrica, que é o rompimento de elétrons no ar. A transferência é parecida com o fenômeno natural, os raios, possuindo até mesmo uma cor parecida, sendo esbranquiçado e com o espectro combinado do oxigênio e do nitrogênio. O raio algumas vezes parece possuir outras cores, quando ocorre em ambientes e meios diferentes. Em contraste com o amarelo das luzes artificiais, o raio pode parecer azulado e vice-versa.
EXPERIMENTO2: Ocorre uma Ionização do ar. Uma leve corrente elétrica se acumula no lado negativo e passa para o positivo, atraindo a chama da vela.
Este relatório abordará a experiência da exploração do campo elétrico ao redor da chama de uma vela acesa. A chama da vela será exposta ao “vento elétrico” produzido por um condensador de placas paralelas ligado a um gerador eletrostático de correia. Quando ligado o gerador, a carga é armazenada na superfície das placas, uma positiva e outra negativa. A placa negativa deixa a placa positiva ainda mais positiva e a placa positiva deixa a negativa mais negativa e com isso é criado uma corrente elétrica da placa positiva para a negativa. Essa corrente provoca um deslocamento das moléculas de ar que, logo fará com que possamos ver a chama da vela sendo “soprada” para a placa negativa
3) Para a montagem do experimento, primeiro colocamos os dois eletrodos pontuais com suas extremidades livres apoiadas sobre os imãs dos bornes, após posicionamos a extremidade dos eletrodos tocando sobre os eletrodos retos. Colocamos óleo na cuba para cobrir os eletrodos, espalhamos um pouco de milho granulado sobre o óleo, e por ultimo posicionamos os dois eletrodos retos paralelamente um ao outro, dentro da cuba. Após ligamos o gerador para observar o alinhamento das partículas.
3.