Fisica Exp 3 Campo Eletrico
Alunos: Brenno Austregésilo Breno Kusanovich
Matrículas:201301622011 201301168246
Professor: Ciro Muri
Linhas de força no campo elétrico
Introdução: As linhas de força (ou de campo) são linhas imaginárias, tangentes aos vetores campo elétricos em cada ponto do espaço sob influência·elétrica e no mesmo sentido dos vetores campo elétrico.
Exemplo 1: Campo gerado pela carga positiva (Q> 0)
Neste caso essa carga geradora, dá origem a um campo elétrico de afastamento, portanto suas linhas de força são consideradas centrífugas.
Exemplo 2: Campo gerado pela carga negativa (Q < 0)
Neste caso essa carga geradora, dá origem a um campo elétrico de aproximação, portanto suas linhas de força são consideradas centrípetas.
Material necessário: 1 gerador eletrostático, 1 cuba cilíndrica, 1 mesa projetável com fixadores e bornes, 1 conexão elétrica preta com pinos de pressão, 1 conexão elétrica vermelha com pinos de pressão, 50g de fubá, óleo.
Procedimento: Posicione os dois eletrodos paralelos um ao outro dentro da cuba, após, ligue o gerador o tempo necessário para alinhamento das partículas.
Nota-se que as partículas de fubá se orientam sob a ação do campo elétrico porque há a quebra da sua rigidez dielétrica e a farinha passa de isolante a condutor.
O que acontece com a densidade das linhas de força de campo elétrico na região central?
É mais forte que nas extremidades.
Conclusão: Pode-se concluir que o experimento atingiu o objetivo proposto para o aprendizado, de forma que através de uma configuração simples conseguiu-se visualizar com clareza a formação dos campos elétricos pelas linhas equipotenciais formadas pelo campo elétrico gerado e pôde-se notar o seu comportamento diante de cada mudança estabelecida através da troca de configuração e disposição dos materiais usados nos experimentos, assim sendo pode-se comprovar que as